Pressione as teclas Ctrl+F para localizar por palavra ou expressão. (na edição atual ou abrindo edições anteriores)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Comportamento Humano em Revista edição 02 - 06/05/2011

Revista eletrônica semanal, com links para as principais notícias, pesquisas e artigos sobre o comportamento humano: psicologia, psicanálise, neurociência, psiquiatria.

-
Jornal Floripa
- 03 Mai 2011
O dado é de um estudo de psiquiatras e neurologistas da USP, Unicamp, do Instituto Glia de pesquisa em neurociência e do Albert Einstein College of Medicine (EUA), que será apresentado no 3º Congresso Mundial de TDAH (transtorno de deficit de atenção e ...

-
Jornal Cruzeiro do Sul

-
Visão
- 10 Abr 2011
Os resultados foram apresentados, há dias, em Viena, Áustria, no Congresso Europeu de Psiquiatria. Antes, o estudo já recebera o primeiro prémio, no Congresso Nacional de Psiquiatria. Foi ainda publicado no Journal of Psychiatric Research, ..

Agora MS
- 28 Abr 2011
Palestrarão no congresso Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); ..
Folha.com
- 19 Abr 2011
Análises de casos criminosos feitos por Lacan são transportados e estudados para o livro, a fim de mostrar o percurso inicial que levou Lacan a deixar de lado a psiquiatria e optar pela psicanálise eo retorno a Freud. Logo no começo da obra, ...
Tribuna do Norte - Natal
- 17 Abr 2011
Um exemplo: para entender um fenômeno na área de neurociência é necessário entender física, química, biologia, e, principalmente, compreender como tudo isso se articula em um só fenômeno. “Um aluno com uma visão fragmentada sempre vai ter dificuldades ..
Educare
- 18 Abr 2011
Na neurociência, os estudos recentes revelam que determinadas áreas do cérebro reagem intensamente sempre que as pessoas observam ou participam em atividades do seu interesse. A participação ativa em algo que desperte o interesse a um jovem irá ..
Tribuna do Norte - Natal
- 17 Abr 2011
Os estudos na área de neurociência a partir da biologia e do comportamento animal produziram uma rixa entre correntes da psicologia e da psicanálise e os neurocientistas. Psicólogos e analistas argumentam que os estudos de neurociência têm proferido ..
180graus.com
- 15 Abr 2011
O massacre de Realengo e outras tragédias que abalaram a humanidade nos últimos anos serão estudados sob a ótica da neurociência. Casos que ocorrem silenciosamente, longe dos holofotes serão relatados pelos debatedores, que buscarão explicações para a ..
Terra Brasi
TNonline
- 11 Abr 2011
Uma das grandes questões ainda sem resposta pela neurociência é por que as pessoas continuam juntas, mesmo com as mudanças no comportamento. O amor também é um dos responsáveis pela evolução e preservação da espécie. Temos no nosso cérebro um sistema ...
Easycoop
- 06 Mai 2011
Desta vez o encontro aconteceu no município de Arapiraca e reuniu quase 30 atendentes de vários consultórios da unidade de Maceió e Arapiraca. De acordo com Ilton Filho, psicólogo organizacional, que ministrou a palestra Dinâmica da Comunicação e ..
180graus.com
- 29 Abr 2011
Um estudo realizado pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) revela que a criação e educação de crianças por casais gays não causa perda psicológica nos filhos – a função psíquica materna e paterna pode ser exercida por duas ..
Administradores
- 02 Mai 2011
Desde a sua origem, no século XVIII, com o médico Franz Anton Mesmer, a hipnose é cercada de mitos. Hoje, porém, é reconhecida pela sua eficiência e aplicada nos mais diversos tratamentos de saúde. Exemplo disso é que ela vem ganhando cada vez mais ...
pe360graus.com
- 28 Abr 2011
A Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR) está com inscrições abertas para o curso “Introdução ao Pensamento Psicanalítico”. Mais introdutório, o curso não se restringe aos profissionais da área, pessoas interessadas em conhecer as bases teóricas da ...
Gazeta de Alagoas
- 03 Mai 2011
A especialista abordará a questão da sexualidade à luz da psicanálise. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do 2º Congresso Multidisciplinar Saúde no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Mais informações podem ser obtidas no ..

O Globo
Portal Nacional de Seguros
- 27 Abr 2011
Os convidados que abordarão o tema com o público são a psicóloga e contadora de história, Elisa Almeida eo psicanalista, Sergio Mattos. No encontro, que terá como foco a palavra 'coragem', os convidados analisarão o que faz alguém ser corajoso; ..
O Globo
Pequenas Empresas Grandes Negócios
- 14 Abr 2011
Não importa quanto tempo você gaste com um candidato, é essencial olhar não só a formação ea experiência, mas também a inteligência emocional. Se uma pessoa tem uma equipe numerosa, liderança é uma competência essencial. Na entrevista, é possível ..
Jornal da Madeira
- 17 Abr 2011
... drogas promovendo a sua auto-estima, oferecendo-lhes modelos saudáveis, desenvolvendo-lhes regras e valores de forma justa e firme, dotando-os de competências cognitivas, emocionais e sociais relevantes para lidar com as dificuldades do dia-a-dia. ..
Administradores
- 03 Mai 2011
Nesse sentido, ao falarmos em Inteligência Emocional, a evidenciamos como um ponto forte a ser trabalhado, e para muitos especialistas ela é mais importante do que o Quociente de Inteligência, o chamado (QI). A Inteligência Emocional (AI) é uma ...
Portal Nacional de Seguros
- 14 Abr 2011
“Administrar emoções faz parte do dia a dia”, defendeu, explicando que se a pessoa reconhece suas emoções, aprende a lidar de forma adequada com as situações. A palestrante citou o conceito de Inteligência Emocional, desenvolvido pelo psicólogo ..
Administradores
- 06 Mai 2011
Vivacidade lembra energia, que lembra amor, que lembra que as empresas precisam de pessoas motivadas, amadas, bem resolvidas com inteligência emocional e principalmente com iniciativa. Vida, iniciativa e amor... Uma das palavras que sequer poderíamos ...
Correio do Estado
- 04 Mai 2011
Segundo o autor da pesquisa, o neurocientista Hans Reul, da Universidade de Bristol (Reino Unido), a descoberta sugere que estudar quando se está estressado aumenta a capacidade de aprendizagem. Os dois responsáveis pelas mudanças ocorridas no cérebro ..
Zero Hora
Bondenews
- 04 Mai 2011
Este sentimento pode ser considerado o propulsor da resiliência, que é o recurso que o indivíduo possui para superar e sair mais fortalecido das adversidades. É na infância (desde os primeiros dias) que esses sentimentos são introjetados e apreendidos, ...
UOL
Diário de Notícias - Lisboa
- 26 Abr 2011
"Trinta presos em Guantánamo sofriam de doenças psiquiátricas, depressões profundas, graves transtornos de personalidade e vários protagonizaram reiteradas tentativas de suicídio, que alguns consumaram, segundo as avaliações médicas a que foram ..
Terra Magazine
- 21 Abr 2011
Portador de distúrbio bipolar, transtorno de personalidade antissocial ou de delírio crônico? Pervertido? Louco? Devemos encará-lo como um predestinado ao mal, ou fostes condicionado através de infindáveis e cruéis influências mundanas, sorrateiras e .
G1.com.b
Diário do Nordeste
- 06 Mai 2011
"Os professores estão doentes, se afastando por síndrome do pânico. Tem aluno que mostra a arma discretamente. Os alunos que querem alguma coisa ficam com medo. Essa é a realidade não especificamente da minha escola, mas de várias, principalmente no ..
Bem Star
- 03 Mai 2011
Além de ansiedade, síndrome do pânico e depressão, também pode provocar outras reações muito incômodas, como o mau-hálito.... O desequilíbrio emocional devido ao estresse, pode alterar a chamada homeostase orgânica, que é a função que regula o .
pe360graus.com
- 12 Abr 2011
No evento, a presidente da instituição, Socorro Capiberibe, que durante 18 anos conviveu com o Transtorno do Pânico, fará o lançamento oficial do livro documentário Ampare - 10 anos. A obra reúne toda trajetória da Associação, os fóruns, as diretorias ..
180graus.com
- 29 Abr 2011
Pessoas com síndrome de Asperger não costumam apresentar retardo mental nem incapacidade linguística. Podem ser bastante inteligentes, com notável percepção para detalhes e interesse obsessivo por alguns assuntos, nos quais se aprofundam até saber tudo ..
A Tribuna News
- 01 Mai 2011
É considerado um estresse ocupacional, ou seja, os sintomas estão ligados a questão do trabalho e não a outras razões externas como é possível ocorrer na depressão, ansiedade e estresse, que são doenças que se assemelham e muito a síndrome de bournout
Midia News
- 13 Abr 2011
Para quem ressalta essas visões constituem-se informações menores a constatação de que Welligton era psicótico, sua mãe (falecida há um ano) tinha demência e ele havia sofrido bullying na infância. Portanto, é preciso enxergar a situação de forma mais
Portal 45graus
- 13 Abr 2011
Carta do assassino: sinais de distúrbio mental, sociopatia, fundamentalismo religioso, provável vítima de bullying, angústia sexual; 6. Visita exploratória à casa do assassino: tudo destruído, computador quebrado e destruído por fogo e depoimentos de ..
Diário de Pernambuco
- 17 Abr 2011
O suicídio do algoz eo histórico de comportamento relatado por sua família não fornecem evidências conclusivas para tachar Wellington como portador de psicopatia ou de esquizofrenia, por exemplo. No livro Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado, ..
UOL
Vale News
- 11 Abr 2011
Ser adicto é ser escravo. Escravo das drogas, do álcool, da comida, do sexo, do jogo, e como está na moda agora, até do trabalho. Para um adicto é difícil pensar em viver a vida sem a compulsão de sua preferência. Tenho uma amiga, cuja irmã joga no ..
HypeScience - A ciência é a grande estrela do mundo real
- 03 Mai 2011
O transtorno de movimento periódico do membro é um distúrbio do sono em que os membros de uma pessoa se movem aleatoriamente enquanto ela dorme, sem causa aparente. Tipicamente, envolve os braços ou pernas. Só ocorre em 4% das pessoas, a maioria delas ..
Jornal de Barretos
- 01 Mai 2011
O distúrbio do sono que mais incomoda cônjuges, parceiros, filhos ou até mesmo – nos casos mais graves – vizinhos, é sem dúvida o ronco. Depois de muita reclamação, as pessoas que roncam demais buscam saída em médicos otorrinolaringologistas, quando, ...
Bondenews
- 18 Abr 2011
Esse distúrbio do sono não indica necessariamente que a pessoa enfrenta um problema de saúde. No entanto, se ficar sem tratamento ou acompanhamento médico, a pessoa corre o risco de, no futuro, desenvolver algum problema de saúde. ..
Portal de Paulinia
- 04 Mai 2011
Antes do experimento, os participantes que roncavam, tinham insônia ou sofriam outros problemas para dormir reportaram suas dificuldades. Amostras de sangue foram recolhidas para a medição de níveis de insulina e glicose, e os voluntários usaram ...
A Tribuna News
- 29 Abr 2011
Já outras pessoas sofrem com a insônia ... Para muitas pessoas, a hora de dormir é a mais prazerosa do dia. Já outras pessoas sofrem com a insônia – uma dificuldade para dormir que é mais comum do que se imagina. Aproximadamente quatro em cada dez ..
Band
- 06 Mai 2011
Dificuldade de concentração e hiperatividade são as características do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), distúrbio psiquiátrico que atinge 5% das crianças em todo o mundo. Para controlar os sintomas, é necessário fazer uso de .
Diário Digital
- 20 Abr 2011
Respirar fumo de cigarro pode aumentar o risco de distúrbios mentais e comportamentais em crianças, o que inclui défice de atenção com hiperactividade (TDAH), aponta um estudo publicado na revista científica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine
Pantanal News
- 29 Abr 2011
Os resultados mais prováveis para as crianças que tinham problemas de regulação foram problemas de externalização e TDAH. “A pesquisa traz conclusões interessantes que podem ajudar a trabalhar os problemas de comportamento e também a prevenir o
Bondenews
- 29 Abr 2011
Então fique atenta, crianças com estas atitudes podem sofrer do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido também como TDAH. Na maioria das vezes, alunos inquietos, que não prestam atenção nas aulas e ficam incomodando os colegas são ...
Último Segundo - iG
- 13 Abr 2011
Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar um modelo com células humanas para estudar a esquizofrenia. A doença, que atinge cerca de 1% da população e provoca alucinações em seus portadores, atua por meio de mecanismos ainda pouco conhecidos pela ...
Pantanal News
- 04 Mai 2011
Há também a enxaqueca, que pode vir acompanhada náusea, enjoo, aversão a luz e som além de visão distorcida com aura colorida e flashes. Para as pessoas que têm predisposição à dor de cabeça, certos alimentos podem servir de ponto de partida, porém, ...
Diário do Grande ABC
- 28 Abr 2011
A ocorrência das enxaquecas está relacionada com a alimentação, diz a OMS. A enxaqueca não se apresenta apenas como uma enorme dor de cabeça. Ela geralmente envolve apenas um dos lados da cabeça. Sua dor é forte, latejante e constante. ...
O Nortão Jornal
- 26 Abr 2011
E, de acordo com pesquisadores do Reino Unido, Suíça e Alemanha, eles apresentam chances maiores de se tornarem crianças com distúrbios de comportamento, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os cientistas da Universidade de ..
HypeScience - A ciência é a grande estrela do mundo real
- 24 Abr 2011
A dislexia é uma condição que, em termos gerais, dificulta a capacidade de interpretação de linguagem de uma pessoa. Erros como a troca de letras (“d” por “b”) ou números (“5” por “2”) são comuns para os que sofrem da doença. ..
Diário Digital
- 06 Mai 2011
Um estudo realizado por investigadores das universidades de Basel, Clarkson e Stanford, Technische Universität München e Hospital Charité de Berlim, afirma que apesar da tristeza, apatia e preocupação que a depressão provoca, esta tem um efeito ..
Diário Digital
- 06 Mai 2011
O professor da Universidade Estadual de Nova Iorque em Albany acompanhou 293 estudantes americanas em 2002 e concluiu que aquelas que faziam sexo sem preservativo apresentavam menores níveis de depressão do que aquelas que usavam o preservativo sempre ..
Jornal Floripa
- 05 Mai 2011
Ou, como geralmente acontece, ela vai da anorexia à bulimia ou compulsão alimentar? "Aproximadamente 50% das pessoas anoréxicas podem alcançar e manter um peso normal, mas a maioria delas expressa muita preocupação com a taxa calórica dos alimentos", .
Mogi News
- 15 Abr 2011
Quanto o assunto é alimentação, o estresse pode contribuir para o aparecimento de transtornos como a compulsão alimentar ou aneroxia, de acordo com a nutricionista Maysa Vieira da Sousa, doutora em Endocrinologia e pesquisadora da Divisão de ..
Zero Hora
Bondenews
- 18 Abr 2011
Essa descrição não se traduz numa "síndrome do comer noturno", não se caracteriza como um "transtorno da compulsão alimentar periódica". Portanto, não pode ser confundida com um transtorno alimentar. Muitas vezes, esses pacientes chegam ao consultório ..
O Globo
Paranashop
- 04 Mai 2011
Ele falava ao programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, sobre a ansiedade infantil. Prosseguindo com o tema, passo a palavra ao dr. Abram Topczewski, neurologista da infância e da juventude do Hospital Albert Einstein, ..
Estadão
Público.pt
- 06 Mai 2011
Seria possível retardar - e um dia, talvez, tratar e mesmo prevenir - a doença de Alzheimer prevenindo os acidentes vasculares cerebrais ou AVC? Vladimir Hachinski, neurologista da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, defende esta ideia e tem ..
A Tribuna News
- 05 Mai 2011
Pessoas com mais de 50 anos que se encontram em um quadro de obesidade ou sobrepeso têm mais chances de desenvolver algum tipo de demência, como a Doença de Alzheimer, diz uma pesquisa feito pelo Karolinska Institutet, na Suécia. ..
DW-World Brazil
- 06 Mai 2011
Atualmente, 25 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da forma mais frequente de demência, o mal de Alzheimer: só na Alemanha são 1 milhão de pacientes. Para os indivíduos afetados, o diagnóstico é arrasador, uma vez que não existe cura. ..
Bem Parana
- 25 Abr 2011
Soraya Hissa de Carvalho é especialista em endocrinologia e metabologia, geriatria e reabilitação, psiquiatria, medicina tradicional chinesa, medicina psicossomática, psicooncologia e tanatologia, neurociência e comportamento, suicidologia e ..
Ciência Hoje
- 03 Mai 2011
Os investigadores do Instituto Nacional de Saúde Mental, nos Estados Unidos, que realizaram este estudo, acreditam que este comportamento é determinado pela percepção que os indivíduos têm dos outros à sua volta. Trabalhos anteriores já tinham
Terra Brasil
Jornal Floripa
- 25 Abr 2011
Um teste on-line com cerca de 900 perguntas, criado por psiquiatras, pretende traçar o perfil psicológico e supostos transtornos psiquiátricos dos internautas dispostos a completá-lo. As perguntas estão no site www.temperamento.com.br, ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário